quinta-feira, 5 de junho de 2014

Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia para apoiar alunos com TGD em seu Desenvolvimento

3ª ATIVIDADE:Blog



A partir da DSM-51 o Transtorno Global do Desenvolvimento passa a
chamar-se Transtorno do Espectro Autista, inserido na categoria diagnóstica
dos Transtornos de Neurodesenvolvimento. Que inclui, o transtorno autista
(autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e
os transtornos invasivos do desenvolvimento sem outra especificação,
conforme a DSM-5 (APA 2012).

A Tecnologia Assistiva destina-se à ampliação de habilidades de comunicação, onde dá-se o nome de CA (Comunicação Alternativa). No caso do autista serve de incentivo na oralidade e auxilia na comunicação.
 Pois segundo Chun e Moreira (1997) descrevem que o termo mais apropriado seria Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. Isso porque engloba todas as formas de comunicação que substituem, complementam, ou apoiam a fala (olhar, vocalizações, gestos, expressão facial, sorriso, alteração de tônus muscular, entre outras).
 
Abaixo alguns recursos de CA para alunos com TGD:
 
 
Cartões de Comunicação
 

Descrição de imagem:
A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos, (visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o símbolo "desenhar") ; laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo "gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").




Prancha com símbolos PCS
 

Descrição de imagem: Visualiza-se uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias social (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).

 

PCS - Significa Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson. No Brasil ele foi traduzido como PCS - Símbolos de Comunicação Pictórica. O PCS possui como características: desenhos simples e claros, de fácil reconhecimento e adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados, extremamente úteis para criação de atividades educacionais. O sistema de símbolos PCS pode também estar disponível no Brasil por meio do software Boardmaker.



 Referências Bibliográficas:
  • BEZ. M. R Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014
       
      • Texto: Transtorno do Espectro Autista – Maria Rosangela Bez. In: Sistema de comunicação alternativa para processos de inclusão em autismo: uma proposta integrada de desenvolvimento em contextos para aplicações móveis e web. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre, 2014 (09 páginas).
       
       
       
       
       
       

       
         
           
             
               
                 
                   
                     
                       
                         
                           
                             
                               
                                 
                                   
                                     
                                       
                                         
                                           
                                             
                                               
                                                 
                                                   
                                                     
                                                       
                                                         
                                                           
                                                             
                                                               
                                                                 

                                                                   






















                                                                  3 comentários:

                                                                  1. Elisvene, gostei muito do seu texto, ele apresenta ideias e experiencias que só enriquecerão o trabalho tanto da sala de aula quanto da sala regular.

                                                                    ResponderExcluir
                                                                  2. Uma grande coincidencia na elaboração dos nossos materiais, mas foi o que obsevamos como recursos de estratégias para o TGD, TEA e etc..
                                                                    Você resaltou muito bem com os PICs para o desenvolvimento da comunicação. Parabéns!!

                                                                    ResponderExcluir