sexta-feira, 18 de abril de 2014

INFORMATIVO - DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA(DMU) E SURDOCEGUEIRA


ATIVIDADE 2- BLOG
2ª SEMANA
                                                                                                       Elizane Batista Alves Albuquerque

 DMU E SURDOCEGUEIRA


A Surdocegueira é uma deficiência única, onde a pessoa possui deficiência visual e auditiva ao mesmo tempo, e requer métodos especiais para se comunicar no cotidiano em que vive, onde esta dupla causa problemas na aprendizagem. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida. As limitações que caracterizam a surdocegueira estão relacionadas com a comunicação com o meio, com a orientação no meio e com a obtenção de informação.
A Deficiência Múltipla caracteriza-se como um conjunto de duas ou mais deficiências. Segundo MEC/SEESP/2006Considera-se uma criança co deficiência múltipla sensorial aquela que apresenta deficiência visual ou auditiva, associada a outras condições de comportamento e comprometimentos, sejam elas na área física, intelectual ou emocional, e dificuldades de aprendizagem.” 

Para Orelove e Sobsey(2000) As pessoas com deficiência múltipla são indivíduos com comprometimentos acentuados no domínio cognitivo, associados a comprometimentos no domínio motor ou no domínio sensorial ( visão ou audição) e que requerem apoio permanente, podendo ainda necessitar de cuidados de saúde específicos.”
As necessidades básicas da pessoa com DMU de acordo com Nunes (2000) podem ser agrupadas em três blocos: Necessidades físicas e médicas, necessidades emocionais e necessidades educativas.

Segundo MC Innes (1999) “Os indivíduos com surdocegueira apresentam dificuldade em observar, compreender e imitar o comportamento de membros da família ou de outros que venha entrar em contato, devido à combinação das perdas visuais e auditivas que apresentam.”
A Comunicação nas crianças com surdocegueira e com deficiência múltipla é o aspecto mais importante, pois deve focar a implementação do programa educacional terapêutico, que é o ponto de partida para chegar a qualquer aprendizagem.
As estratégias de intervenção para o estabelecimento da comunicação com a criança surdocega são: mão-sobre-mão (a mão do professore colocada em cima da mão do aluno, de forma a orientar o seu movimento, o professor tem o controle da situação) e mão sob mão (a mão do professor é colocada em baixo do aluno de modo a orientar o seu movimento, mas não a controla, convida a pessoa com deficiência a explorar com segurança.)
Para a aquisição da comunicação da pessoa com DMU deve-se considerar seu estágio de comunicação e suas habilidades motoras antes de optar por um sistema. Como também se devem considerar quatro elementos necessários: o emissor ou locutor; o receptor; o tópico; o meio de expressá-lo. E também fazer uso da comunicação alternativa e aumentativa que dão suporte as habilidades comunicativas do indivíduo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
       ·         VULA Maria Ikonomidis(Deficiência Múltipla sensorial)

·        BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 05: surdocegueira e DMU (2010)

·         SERPA, Ximena Fonegra. Comunicação para Pessoas com Surdocegueira. Tradução do livro Comunicacion para persona Sordociegas, INSOR – Colômbia, 2002.

2 comentários:

  1. Elizane, de todas as disciplinas essa para mim é a mais delicada. No desenvolvimento das Mãos em uma Criança Cega, pude ver o quanto estas são importante para o seu desenvolvimento. Para Fraiberg, o papel que desempenham as mãos no desenvolvimento da linguagem em uma criança que não pode ver é importante. Um dos descobrimentos mais importante de Fraiberg foi que as mãos das crianças que são cegas são muito expressivas, e que muitas vezes substituem os sorrisos, as olhadas e as expressões faciais realizadas por uma criança com visão.

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  2. As infromações contidas neste blog, é de fundamental importancia para o nosso esclarecimento sobre as diferenças entre Deficiencia Multipla e Surdocegueira, as estrátegias e como é feito a comunicação. Tenho certeza que as informações so vem acrescentar o nosso conhecimento.

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